• Portal SEI
  • Festival

Turismo

01/08/2014 19:10

Turismo religioso leva 400 mil pessoas para Bom Jesus da Lapa

Conhecida como ‘a capital baiana da fé’, a cidade de Bom Jesus da Lapa deve receber até a próxima quarta-feira (6) 400 mil pessoas, para a festa no Santuário, que este ano é inspirada no tema ‘Jesus, o rosto humano de Deus e o rosto divino do homem!’. A cidade onde ocorre a terceira maior romaria do país fica na região do Médio São Francisco, a 900 quilômetros de Salvador, se prepara para o evento de turismo religioso.

Anualmente nesta época romeiros chegam a Bom Jesus da Lapa, em carrocerias de caminhão, vindos de todas as regiões da Bahia. Muitos fiéis também vão a pé pagar promessas ou agradecer. Na quarta-feira, acontecem missas e a festa alcança o grande momento no final da tarde, quando ocorre a procissão. Para ajudar os visitantes e romeiros, o Santuário disponibiliza assistência social e ambulatorial, de acordo com o padre Roque Silva que está, desde 2008, no comando da paróquia da região.

O evento se destaca entre os três maiores do Brasil - junto com o de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida do Norte (São Paulo) e do Padre Cícero, em Juazeiro do Norte (Ceará). De acordo com a Secretaria do Turismo (Setur) da Bahia, a cidade dispõe de uma rede de hospedagem de hotéis, pousadas, rancharias e casas para aluguel. Há também serviço de som que informa os moradores e visitantes sobre desencontros de pessoas ou documentos perdidos e achados.

A devoção teve início em 1681, quando o português Francisco de Mendonça Mar chegou ao local portando uma imagem do Bom Jesus e, ao entrar na gruta, idealizou que seria ali o local, que funcionaria como altar para a imagem levada a pé de Salvador. Até o final do ano, a cidade também recebe fiéis para outras festas religiosas – de 8 a 15 de setembro acontece a de Nossa Senhora da Soledade, e entre os dias 9 e 12 de outubro, a de Aparecida. A região foi um dos cenários do filme Central do Brasil, de Walter Salles Jr., lançado em 1998.

Como chegar

- De carro

Partindo de Salvador pela BR-324, sentido Feira de Santana, o motorista deve seguir até o entroncamento da BR-242, continuar na mesma BR até Ibotirama e alcançar a BA-160, passando por Paratinga. Deste ponto, são 73 quilômetros até Bom Jesus da Lapa.

- De ônibus

Empresa Novo Horizonte (71) 3450.2224/5557. A duração da viagem é 12 horas. Informações sobre ônibus podem ser consultadas no site da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) no endereço.

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.