• RH Bahia
  • Casa Nova

25/07/2014 13:10

Recuperação da BA-148 oferece mais segurança a motoristas no norte do estado

As obras de recuperação e pavimentação da BA-148 melhoraram a qualidade de vida de mais de 160 mil moradores de municípios da região de Irecê, no Centro-Norte do estado, como São Gabriel, Jussara, João Dourado e Presidente Dutra. Os 29,5 quilômetros da rodovia estadual e a reforma do entroncamento com a BA-052 foram entregues nesta sexta-feira (25), pelo governador Jaques Wagner, em cerimônia nas cidades de São Gabriel e Jussara.

O trecho de cerca de 30 quilômetros de extensão recebeu mais de R$ 13.384 milhões em investimentos através do Departamento de Infraestrutura de Transporte da Bahia (Derba). O trecho liga o entroncamento da BA-052 aos municípios de Jussara e São Gabriel, melhorando as condições de tráfego e oferecendo mais segurança aos motoristas.

Segundo o governador Jaques Wagner, já foram investidos quase R$ 5 bilhões na construção e recuperação de estradas pelo estado. "Nosso objetivo é unir os trabalhos da prefeitura e dos governos estadual e federal para entregar obras como essa, porque entendemos que elas mudam a vida dos baianos e desenvolvem o nosso estado". Na cerimônia, o governador ainda autorizou a construção da rotatória próxima aos municípios na ligação das rodovias, através da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra), para evitar acidentes na região.

O engenheiro que trabalhou na execução do projeto, Waldeny Britto, explica que foram feitos serviços de terraplanagem, drenagem e pavimentação. "Sou morador da região e a realidade agora é outra, o fluxo já aumentou bastante e os motoristas precisam ficar atentos ao limite de velocidade para evitar acidentes".

BA-148

A rodovia estadual começa no município de Brumado, no sul da Chapada Diamantina e atravessa toda a região. A ligação entre as cidades de grande potencial turístico passa próxima a algumas dessas cidades e ainda corta os territórios de Rio de Contas, Abaíra, Jussiape, Piatã, Boninal e Livramento de Nossa Senhora. Além de cruzar com outras rodovias estaduais, como a BA-052, a estrada ainda liga essas localidades baianas a rodovias federais, como a BR-242 e BR-245.

O aposentado José Eduardo de Souza, morador de Irecê, aprovou a reforma e diz que o tempo de viagem entre um município e outro diminuiu. "Nasci em Jussara e toda semana costumo voltar à cidade, mas antes da recuperação da estrada, eu precisava fazer revisão no carro toda vez que passava por aqui".

Qualificação no interior

No município de Jussara, os cerca de 56 formandos de cursos do Pronatec receberam os certificados das mãos do governador Jaques Wagner, também na manhã desta sexta-feira (25). A turma dos cursos de Cuidador de Idosos, Cuidador Infantil e Agricultor Orgânico faz parte do projeto de qualificação profissional no estado. No início de agosto, as aulas continuam com a abertura de 140 vagas em mais sete cursos em Jussara, além de outros 96 que já são oferecidos na região de Irecê.

América Dourada

Na ocasião, o governador cumprimentou pessoalmente os policiais militares que reagiram ao assalto a um carro forte na cidade de América Dourada, na última sexta-feira (18). No discurso de entrega de recuperação da rodovia, Jaques Wagner os parabenizou e se disse orgulhoso com as forças policiais no estado. "Agradeço a esse grupo que enfrentou o crime em condições muito desfavoráveis e em menor número. Esse é um retrato de homens e mulheres que todos os dias colocam em risco suas próprias vidas, para garantir a segurança do povo baiano".

Vídeo: