• Fato ou fake?

Educação

10/03/2014 13:47

Colégio inaugura biblioteca referência para cultura afro-brasileira

O Colégio Estadual Assis Valente, localizado no município de Teodoro Sampaio, a 96 quilômetros de Salvador, inaugura na próxima terça-feira (11), às 10h30, a Biblioteca Aline França. Com acervo de 1.024 obras, a unidade será referência na pesquisa da cultura africana e afro-brasileira na região. A abertura do espaço é uma das ações do projeto ‘Tabuleiro do Assis’, iniciativa da unidade escolar para a promoção de discussões relacionadas a questões raciais.

A biblioteca, que recebe o nome da escritora baiana Aline França, reúne em seu acervo grandes obras da literatura nacional e internacional, de autores baianos, textos clássicos de sociologia e filosofia, além de aproximadamente 300 obras da cultura africana e afro-brasileira. Os livros foram garantidos por meio de parcerias com instituições que têm como referência as questões raciais e pela mobilização de professores e estudantes.

“Esse trabalho é resultado da forte discussão que temos na escola sobre a questão racial, em virtude da existência de um quilombo na cidade, o quilombo Chan, e da presença significativa da população negra. A biblioteca será um ambiente para acesso de todos”, afirma o diretor da unidade, Luis Paulo de Sousa. Estudantes, professores e comunidade poderão acessar o acervo tanto para consulta quanto para empréstimo. A informatização da biblioteca, por meio do Sistema de Bibliotecas Biblivre, da Fundação Biblioteca Nacional, permite gerar uma carteira de acesso para os usuários.

Desenvolvido pela Sociedade dos Amigos da Biblioteca Nacional (Sabin), o programa Biblioteca Livre (BiBlivre) é um aplicativo que permite a inclusão digital do cidadão na sociedade da informação. É um software para catalogação e difusão de acervos de bibliotecas públicas e privadas, além de possibilitar o compartilhamento de textos, músicas, imagens e filmes disponibilizados por usuários. Mais informações estão disponíveis na página da Biblioteca Livre.

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